O Projeto “Escrevo uma Carta”. Participe dessa excelente iniciativa dos estudantes da Unigranrio no HFCF.


Cuidado com o paciente. Essa é a prioridade dos profissionais de Saúde em relação às pessoas internadas nas enfermarias de qualquer hospital.
Mas será que isso é suficiente? Como fazer algo além do cuidado técnico com a pessoa enferma?
Estudantes do Curso de Medicina da Unigranrio pensaram em algo mais humano.
Eles criaram uma ferramenta simples para recolher cartas motivacionais na Internet.

O nome: Escrevo Uma Carta.

Através do perfil do Escrevo Uma Carta no Instagram (www.instagram.com/escrevoumacarta), qualquer pessoa, anonimamente, pode escrever uma carta para alguém que está com problemas de saúde.
Essas cartas são selecionadas pela equipe e lidas por eles nas enfermarias do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) para pacientes e acompanhantes.
“Após a leitura, sugerimos uma conversa breve sobre como está sendo o tratamento, pois a leitura abre um bom canal de comunicação com o paciente”, afirmaram as estudantes.

O projeto tem como objetivo principal aumentar o elo entre os pacientes e os profissionais de Saúde. É uma ferramenta que serve para auxiliar nesse processo e trazer conforto para o paciente.
“Foram utilizados, como base, estudos na área de Psicologia que foram realizados em prisões e com pacientes em hospitais. Antes, isso era feito pelos Correios, o que dificultava um pouco. Pensando em aperfeiçoar esse processo, criamos essa ferramenta no Instagram”, explicaram as idealizadoras do projeto.

Elas fizeram questão de salientar que a ideia é que todos abracem o projeto e façam, independentemente da equipe do Escrevo Uma Carta, as leituras para os pacientes. “Queremos que essa ferramenta fique no HFCF para que todos na unidade possam se utilizar dela para contribuir para o bem-estar do paciente, principalmente aqueles que estão muito sozinhos em seus leitos. Existem estudos que mostram que atos simples como esse trazem o paciente para um momento de bem-estar instantâneo. Todo o projeto faz parte de uma grande troca, com benefícios mútuos”, explicou a equipe.

E você? Vai ficar aí parado ou vai aderir a essa iniciativa? Acesse agora o perfil do projeto no Instagram (www.instagram.com/escrevoumacarta) e escreva sua mensagem.

Texto: João Paulo Brazil

Fotos: Juliana Varela
   

 

Deixe um comentário